Luiz Augusto Barroso é o diretor geral da PSR e pesquisador afiliado do Instituto de Investigación Tecnológica (IIT) da Pontifícia Universidade de Comillas em Madrid, Espanha. É também presidente do Painel E+ do Instituto E+ Transição Energética.
Ele possui uma experiência integrada na indústria, no governo e na academia, trabalhando em áreas onde políticas públicas, planejamento, operação, regulação, economia e modelagem na indústria de energia se sobrepõem. Ele trabalhou em mais de 30 países e também esteve envolvido em inúmeras palestras, publicações acadêmicas em revistas indexadas, atividades editoriais, e possui forte ligação com universidades e prêmios recebidos por sociedades profissionais internacionalmente reconhecidas.
Foi diretor-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), uma empresa governamental ligada ao Ministério de Minas e Energia responsável pelos estudos de planejamento energético no país para apoiar suas decisões de formulação de política energética. Ele também foi visitante da Agência Internacional de Energia (AIE) na França, trabalhando no então recém-criado Programa de Transições de Energia Limpa da AIE, um plano plurianual apoiado por 13 países para apoiar a transição energética em todo o mundo. Antes de ingressar na EPE, foi sócio e diretor executivo da PSR, onde iniciou sua carreira e trabalhou por 18 anos.
Além de ser um pesquisador afiliado da Pontifícia Universidade de Comillas, leciona regularmente na Escola de Verão em Regulação de Serviços Públicos de Energia, organizada pela Florence School of Regulation (FSR), na Itália.
É editor da IEEE Power and Energy Magazine e ex-editor do IEEE Open Access Journal of Power and Energy (2019-2021), do IEEE Transactions on Smart Grids (2010-2015), do IEEE Transactions on Power Systems (2012-2018) e ex-presidente do Comitê de Operações, Planejamento e Economia de Sistemas de Energia da IEEE Power and Energy Society (PES). Ele é um IEEE Fellow, por suas contribuições analíticas sobre economia e regulação de sistemas de energia e recebeu em 2010 o Outstanding Young Engineer Award do IEEE PES. Foi membro brasileiro do Comité C5 do Cigré sobre mercados e regulamentos de energia elétrica, onde também fez parte de seu comitê diretivo.
É autor ou coautor de 1 livro, 3 capítulos de livros, de cerca de 50 artigos em revistas indexadas e de cerca de 100 artigos em conferências sobre temas relacionados a mercados de energia competitivos; além de também ser membro do comitê técnico de conferências sobre mercados de energia elétrica e tribunais de defesa de teses de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior.
Por fim, foi membro independente do Conselho de Administração da Votorantim Energia, foi membro do Conselho de Administração da EPE, do Operador Independente de Sistemas Brasileiro, e foi membro do Conselho Nacional de Política Energética e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico do Brasil.
Formou-se em matemática e recebeu em 2006 o título de Doutor em Engenharia de Sistemas, com ênfase em otimização em sistemas de energia, pela COPPE/UFRJ, Brasil.