André Dias

dias@psr-inc.com

André Dias ingressou na PSR em 2003. Atualmente coordena o desenvolvimento, treinamento e suporte de modelos na área de operação de curto prazo (horizonte diário / semanal, resolução de 5 minutos a horária), tanto para uso em centros de controle e programação da operação (NCP), como integrados a modelos operativos de médio e longo prazo (SDDP). Foi instrutor de diversos cursos sobre estes temas em mais de vinte países da Ásia, Europa, Oceania e Américas.

O engenheiro Dias é também um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do novo sistema de planejamento operativo da Costa Oeste dos Estados Unidos (GENESYS) para o Northwest Power Planning and Environment Council (NWPCC) e de diversos modelos usados em estudos da PSR, tais como: cálculo da energia firme de hidrelétricas usando otimização não linear (MONALISA); cálculo da probabilidade de decretar um racionamento (RISK); cálculo da potência firme de hidrelétricas e termelétricas (PFLP); gestão e simulação de bacias hidrográficas (PARSUL); co-otimização de contratos de compra, logística de transporte e armazenamento de combustíveis para termelétricas (MOCCA); avaliação ambiental de potencial hídrico (HERA), entre outros.

Ele tem graduação em engenharia elétrica pela UFRJ, mestrado em planejamento energético pela COPPE/UFRJ e MBA em finanças corporativas pela FGV.