PSR fornece modelos computacionais para o Operador Nacional do México (CENACE)

PSR fornece modelos computacionais para o Operador Nacional do México (CENACE)

resize-3
4 de março de 2022

Em dezembro de 2021 a PSR firmou contrato com o Centro Nacional de Control de Energía do México (CENACE) como provedora de modelos computacionais para o planejamento da expansão e operação do país. Estes modelos serão utilizados para a coordenação integrada hidrotérmica e renovável de médio e curto prazo, considerando incertezas nas afluências, na produção de fontes renováveis como eólicas e solar, na demanda de energia, preços de combustíveis e outros. Os modelos representam em detalhe os requisitos operativos fundamentais para o sistema mexicano, como representação subhorária da operação, “commitment” das usinas térmicas, limites na variação da geração (“rampas”) e reservas operativas dinâmicas para acomodar a variabilidade da produção renovável.

O conjunto de modelos da PSR que foi adquirido inclui o SDDP (planejamento da operação de médio e longo prazo), o NCP (planejamento da operação de curto prazo), o OptGen (planejamento da expansão da geração e interconexões) e o NetPlan (planejamento detalhado da expansão da transmissão).

Raphael Chabar, diretor executivo da PSR, explica que a empresa cumpriu todas as exigências técnicas e legais rigorosas durante o processo de seleção e contratação e destaca: “a celebração deste contrato representa um marco importante para a consolidação da presença da PSR no México, onde somos consultores de diversos investidores internacionais e locais, além de bancos, e é um novo reconhecimento da relevância de nossas ferramentas no apoio a decisões complexas no cenário energético mundial”.

A contratação também inclui treinamento completo e avançado da equipe de engenheiros e consultores do CENACE no uso das ferramentas da PSR, que cobre todos os temas sobre o planejamento da operação e da expansão em geral. Durante a primeira etapa de treinamento, ministrada em dezembro de 2021, os especialistas da PSR apresentaram à equipe do CENACE os conceitos teóricos das metodologias além dos aspectos práticos para o uso das ferramentas da PSR. O engenheiro Ricardo Perez, um dos instrutores da PSR, comenta “a equipe do CENACE demonstrou alta qualificação técnica e interesse nas ferramentas. Na segunda etapa, planejada para março de 2022, a PSR realizará sessões práticas focando em detalhes de modelagem para a melhor representação possível do sistema mexicano, garantindo que seja explorado todo o potencial metodológico e computacional de nossos modelos de otimização”.