A PSR forneceu análises e insumos técnicos que apoiaram a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, na decisão de conceder um empréstimo corporativo de até US$ 600 milhões à ENGIE Energía Perú, uma das principais empresas de geração elétrica do país. O financiamento tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de novos projetos de energia renovável e apoiar a transição do Peru para uma economia de baixo carbono.
O primeiro desembolso, no valor de US$ 120 milhões, foi estruturado como um Empréstimo Verde e Vinculado à Sustentabilidade, o primeiro desse tipo entre a IFC e a ENGIE no país. O instrumento segue os padrões internacionais da Loan Market Association e da International Capital Market Association, reforçando o compromisso das instituições com práticas de financiamento sustentável.
O estudo desenvolvido pela PSR forneceu subsídios técnicos à IFC por meio de análises quantitativas e projeções de longo prazo sobre o sistema elétrico peruano. O trabalho incluiu simulações de expansão da geração renovável e do armazenamento de energia, com base no modelo SDDP, desenvolvido pela PSR e utilizado oficialmente pelo operador do sistema elétrico do Peru (COES) em seus estudos de planejamento.
Os recursos do financiamento serão destinados à expansão da Central Solar Intipampa (51,7 MW), ao refinanciamento dos parques eólicos Duna e Huambos (36,8 MW) e à implantação do sistema de baterias Chilca-BESS (26,5 MW).
Além de fornecer suporte técnico, o estudo considerou parâmetros associados aos objetivos de sustentabilidade da IFC, como o fortalecimento da participação das fontes renováveis na matriz elétrica da peruana, a incorporação de aspectos de resiliência climática e a promoção da equidade de gênero em posições de liderança.
Com essa iniciativa, a PSR reafirma sua atuação como parceira técnica de instituições financeiras multilaterais, contribuindo para o avanço de investimentos sustentáveis e para o aprimoramento das metodologias de planejamento energético na América Latina.