Luiz Barroso é nomeado IEEE Fellow por liderança técnica global em economia e regulação da energia

Institucional – 19.12.2019

Luiz Barroso, presidente da PSR e ex-presidente da EPE foi nomeado IEEE Fellow. Aos 43 anos, Barroso está sendo reconhecido pelo IEEE a partir de 2020 por sua liderança técnica mundial em métodos analíticos para economia da energia, sistemas de potência e regulação. A lista completa de Fellows do IEEE recentemente eleitos pode ser encontrada clicando aqui.

O IEEE Fellowship é o mais alto grau de reconhecimento profissional na entidade e representa uma prestigiosa aclamação pela comunidade técnica por contribuições significativas do profissional durante sua carreira para a sociedade, industria e educação, nas áreas de interesse do IEEE, energia no caso de Barroso. O processo de nomeação é extremamente competitivo e o número total de Fellows selecionado em qualquer ano não pode exceder 0,1% do total de membros da IEEE.

Matemático de formação, Barroso possui um extenso histórico de atuação profissional e acadêmica no Brasil e exterior e é globalmente reconhecido. No caso do IEEE foi editor associado de publicações técnicas como IEEE Transactions on Power Systems e IEEE Transactions on Smart Grids. Foi coordenador de diversos grupos de trabalhos desde 2000 e desde 2017 é o coordenador do comitê de operação, planejamento e aspectos econômicos de sistemas de potência, um dos maiores da IEEE Power and Energy Society. Em 2010 Barroso ganhou do IEEE o prêmio de Outstanding Young Engineer Award, no mesmo ano que Mario Veiga, sócio fundador da PSR, foi também nomeado IEEE Fellow. Barroso foi presidente da EPE de 2016 a 2018, quando liderou uma extensa agenda técnica na área de energia, incluindo a Consulta Pública 33 conduzida pelo MME e que propôs um pacote de medidas para a modernização do setor elétrico; e atualmente preside a PSR, onde iniciou sua carreira profissional em 1999.

Para Barroso, “esse é um marco profissional muito legal cujo mérito é também de todos meus colegas de trabalho na PSR, na EPE, centros de pesquisa e universidades no Brasil e exterior onde atuei e que tanto contribuíram com ideias e ensinamentos”. Para ele, este é o reconhecimento que o investimento em educação compensa e que agora é “fazer mais”.

O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) é uma entidade americana líder técnica mundial em uma ampla variedade de áreas que vão desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia e eletrônicos de consumo. Através de seus mais de 400.000 membros de 160 países, o IEEE publica cerca de 30% da literatura técnica global nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica e ciência da computação, e desenvolveu mais de 1300 padrões técnicos ativos na indústria.