Energy Report de Outubro está disponível

Publicação – 04.11.2021

Neste editorial a PSR analisa a perspectiva de suprimento para 2022 utilizando seis cenários futuros, resultantes da combinação dos seguintes fatores de incerteza: (a) criação de cenários de vazões por dois modelos estocásticos de afluências: o oficial e um modelo que representa o “novo normal” de secas mais frequentes e severas; (b) cenários de entrada de nova oferta em 2022; (c) alteração do hidrograma de Belo Monte; (d) ações de flexibilização de restrições “CREG 2022”; e (e) geração térmica fora da ordem de mérito.

Na seção regulatória comentamos sobre o andamento dos projetos de lei e propostas de reforma relacionados com a modernização do setor elétrico, além de outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente buscamos exemplos de novas tecnologias e práticas que podem ajudar na questão do licenciamento de usinas hidrelétricas com trecho de vazão reduzida (TVR), que vem sendo contestado.

Na seção internacional deste mês discorremos sobre a proposta de reforma constitucional encaminhada pelo presidente do México ao Congresso, na mais contundente tentativa de estabelecer uma contrarreforma para o setor elétrico do país.

Na seção de inovação comentamos sobre a redução de metano no Brasil, já que foi anunciado na COP-26 que mais de 100 países aderiram à proposta de cortar emissões de metano em 30% até o final da década.

Para mais informações, acesse Energy Report.