Energy Report de Abril está disponível

A lei que fez dos leilões de energia o motor para a expansão da oferta completou vinte anos. É um bom momento para fazer um balanço.

Na seção regulatória deste mês discutimos a Medida Provisória nº 1.212/2024, que veio com o objetivo de reduzir tarifas, mas, como veremos, não será capaz de garantir isso no longo prazo.

Diante das novas ocorrências de cheias no Rio Grande do Sul, discutimos a importância das barragens de usos múltiplos no cenário de eventos extremos.

Na seção ESG são descritos a organização e os resultados do primeiro leilão de hidrogênio renovável realizado pelo European Hydrogen Bank.

A seção Internacional discute os impactos do El Niño – e das intervenções regulatórias decorrentes dele – no setor elétrico colombiano.

Na seção Inovação analisamos avanços recentes em computação neuromórfica, uma arquitetura de cir-cuitos inspirada no cérebro humano que pode reduzir drasticamente o consumo de energia dos grandes sistemas de Inteligência Artificial como o ChatGPT, Gemini e Llama.

A Análise Estrutural do Suprimento apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.