Energy Report de Setembro está disponível

Publicação – 04.10.2020

Neste editorial, abordamos os principais dispositivos da MP 998, que, além de tratar de questões mais urgentes relacionadas com os efeitos econômicos da pandemia do Covid-19, aborda superficialmente temas que poderiam constituir a reforma de modernização do setor, mas que na verdade carecem de análises mais estruturais para que o sistema funcione eficiente e integradamente.

Na seção regulatória discutimos as Consultas Públicas nº 45 (CP-45) e nº 33 (CP-33) da ANEEL, que tratam, respectivamente, do tema da sazonalização e do cálculo das exposições financeiras da energia secundária, além de outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente comentamos sobre a expansão do uso de baterias no setor elétrico e de transporte e sobre os aspectos negativos relativos à sua produção e utilização.

Na seção internacional discutimos um documento publicado pelo Ministério de Energia chileno contendo as estratégias de flexibilidade para o sistema elétrico, visando incentivar o desenvolvimento de tecnologias intermitentes e flexíveis no país.

Na seção de transição energética (substituindo excepcionalmente a seção de Inovação este mês) comentamos sobre as iniciativas para o desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde, abordando suas aplicações nos setores, estimativas de custo de produção e utilização no Brasil.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.