PSR e BTG Pactual fecham parceria estratégica

Parcerias – 02.12.2020

Companhia manterá gestão e operação independentes e vê sinergias positivas para ampliação de suas atividades mundiais nas áreas de tecnologia avançada, ESG e transição energética

São Paulo, 02 de novembro de 2020 - A PSR, empresa de tecnologia avançada do setor de energia, anuncia parceria estratégica com o BTG Pactual. O acordo consiste na aquisição, pela holding do BTG Pactual, do controle da PSR, o que permitirá a ampliação das atividades da empresa em infraestrutura, e nas áreas de inovação, transição energética, além de aumentar sua presença no mercado global de energia. A PSR permanecerá com gestão independente, sem alterações na diretoria executiva e em suas operações.

“A parceria com o BTG Pactual nos dará musculatura para atuar em novas áreas que atendam os desafios globais em infraestrutura, educação, descarbonização, clima e tecnologia, agregando conhecimento para investidores, stakeholders, a sociedade e agentes governamentais. Nada muda para nossos clientes atuais, que incluem o próprio BTG Pactual”, afirma Luiz Barroso, diretor-presidente e CEO da PSR.

Para Mario Veiga, fundador e Chief Innovation Officer, a PSR sempre combinou a postura inovadora de uma empresa “tech” com um profundo conhecimento do setor de energia. “Ficamos felizes de constatar que, após três décadas, ainda temos uma cultura de “start up”, atraindo pessoas jovens e altamente qualificadas, sempre buscando ultrapassar as fronteiras da modelagem analítica e “Data Science”. Encontramos no BTG Pactual um parceiro totalmente alinhado nesta busca por inovação, alavancada na análise quantitativa e tecnologia avançada”, afirma Veiga.

Raphael Chabar, Diretor Executivo da PSR, lembra que desde sua criação, os avanços metodológicos da PSR foram incorporados em softwares de otimização energética que são referência mundial, sendo aplicados por centenas de clientes em mais de setenta países de todos os continentes. “Com a parceria, pretendemos ampliar nossa presença em outros setores tais como infraestrutura de redes e gestão integrada de risco”, complementa.

Já Rafael Kelman, Diretor Executivo as PSR, vê sinergias positivas com o BTG Pactual na área de ESG. “A PSR tem grande experiência nacional e internacional em estudos que integram as dimensões econômica, social e ambiental. Assim como no caso da inovação tecnológica, enxergamos no BTG Pactual uma postura proativa de atuação ambiental e de ESG”, explica Kelman. A PSR manterá gestão e operação independentes, com a mesma diretoria e sede atual. “Acreditamos no modelo da PSR, na sua capacidade de agregar valor, e vemos potencial para que a empresa ganhe ainda mais força para acelerar seu crescimento global com o apoio de todo o grupo BTG Pactual, mas sem perder sua autonomia”, afirma Eduardo Loyo, sócio e membro do Conselho de Administração do BTG Pactual.

Sobre a PSR

A PSR é uma provedora global de metodologias inovadoras e ferramentas analíticas para otimização do planejamento, operação e gestão de riscos em sistemas energéticos e de estudos de consultoria econômicos, financeiros e regulatórios. Atua em mais de setenta países das Américas, Europa, Ásia-Pacífico e África. Seus clientes são investidores em eletricidade e gás; reguladores e outras agências governamentais; centros de operação; bancos e agências multilaterais de desenvolvimento como o Banco Mundial, IFC e BID; e organizações ambientais, dentre muitos outros. Para mais informações, acesse http://www.psr-inc.com

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde sua criação, em 1983, o BTG Pactual tem sido administrado com base na cultura meritocrática de partnership, com foco no cliente, excelência e visão de longo prazo. A instituição se consolidou como uma das mais inovadoras do setor, tendo conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, conta com quase 3 mil colaboradores em escritórios espalhados pelo Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Para mais informações, acesse http://www.btgpactual.com