Energy Report de Fevereiro está disponível

Publicação – 01.03.2021

Neste editorial analisamos a recente (e corrente) crise de energia no Texas, causada por um evento climático extremo, seguido por choques na oferta (pela indisponibilidade de geração) e na demanda (pela necessidade de aquecimento das casas), e as lições que podem ser tiradas para o Brasil.

Na seção regulatória comentamos sobre (i) a Medida Provisória nº 998 relativa ao setor elétrico que foi aprovada; (ii) a nova Medida Provisória para privatizar a Eletrobrás; e (iii) o plano dos 70 bilhões de redução das tarifas.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente comentamos sobre os estudos de “Net Zero Emissions” dos EUA, que mostram o que precisa ser feito para que o país neutralize as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

Na seção internacional deste mês discorremos sobre o projeto de lei recentemente encaminhado pelo presidente do México ao Congresso, com propostas que caracterizam uma contrarreforma para o setor elétrico do país.

Na seção de inovação deste mês discutimos os desafios do combate aos desastres climáticos e sobre o projeto Digital Twin of Earth, uma iniciativa da União Europeia que surgiu da necessidade de melhorar o conhecimento do processo de circulação atmosférica para criar soluções que ajudem a controlar a temperatura do planeta.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.