Energy Report de Setembro está disponível

Publicação – 05.10.2021

Neste editorial atualizamos as estimativas de risco e severidade de racionamentos de energia; e de risco, severidade e frequência de interrupções do suprimento nas horas de ponta. Esta atualização segue a mesma metodologia dos relatórios anteriores e leva em conta os seguintes fatores: (a) condições de armazenamento no início de outubro; (b) cenários probabilísticos de afluências e produção renovável para os meses de outubro e novembro; e (c) oferta de geração, demanda e capacidade de intercâmbio entre regiões.

Na seção regulatória comentamos sobre (i) alguns pontos controversos da regulamentação do Leilão de Reserva de Capacidade; e (ii) o parecer da Medida Provisória da CREG que traz novos (velhos) jabutis, além de outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

A seção internacional deste mês aborda, de forma resumida, a crise energética internacional que estamos passando atualmente e seus motivos.

Na seção de inovação comentamos sobre as tecnologias de armazenamento e o lançamento da empresa Energy Vault (EV), que vai aplicar uma tecnologia no Brasil para modular a variabilidade da produção eólica da região Nordeste.

Para mais informações, acesse Energy Report.